A Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo lançou ontem (28), no Centro Administrativo da Consolação, o Eixo 2 do programa TJ Eficiente, durante visita do “Gestão Participativa” aos setores que administrativamente respondem pelo Judiciário paulista. São Paulo tem trabalhado no sentido de implantar gestão participativa com ações que visam cumprir a “Missão” e a “Visão” do Tribunal de Justiça, ambas definidas em seu Planejamento Estratégico.
Durante o período em que esteve no prédio da Consolação, o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, conheceu detalhadamente os caminhos para o alcance da eficiência dos serviços prestados com a priorização de projetos e programas, certificando-se do andamento do Programa Judiciário Eficiente que possui dois eixos de atuação:
a) O Eixo 1, já em andamento desde agosto, visa a área fim do Tribunal de Justiça, com foco no serviço cartorário de 1º grau, com o proposito de reduzir a taxa de congestionamento;
b) O Eixo 2 está voltado aos processos de trabalho das unidades administrativas que geram produtos ou serviços, os quais apoiam a área fim do TJSP.
A implantação do Eixo 2 se justifica pela necessidade de melhorar os serviços prestados; elevar a qualidade das entregas dos produtos; padronizar procedimentos; e otimizar recursos subutilizados.
Os processos são a base de sustentação do TJSP. Reduzir o tempo médio de licitação, aprimorar a gestão de terceiros e acompanhar o clima organizacional são alguns exemplos de melhorias que poderão ser implantadas nos processos.
Por meio de reuniões de trabalho com as equipes das Secretarias de Abastecimento (SAB) e de Planejamento Estratégico (Seplan), sob a coordenação do juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto, foram definidas as metas iniciais do processo “Aquisição de Bens e Serviços”: reduzir o tempo médio de licitação e regulamentar o processo digital de compras públicas na SAB. Dando continuidade aos trabalhos do Eixo 2, nesse mesmo dia, as equipes da SAB e Seplan se reuniram para o desenho do subprocesso “Catalogação e cadastro de materiais e serviços”, subordinado ao processo de trabalho “Aquisição de Bens e Serviços”.
Depois do lançamento informal do eixo 2 do Programa Judiciário Eficiente, Paulo Dimas, que estava acompanhado pelos juízes assessores da Presidência Fernando Figueiredo Bartoletti (chefe do Gabinete Civil), Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins, Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho, Roberto Chiminazzo Júnior e Sylvio Ribeiro de Souza Neto, visitou quase todos os setores do Centro Administrativo da Consolação, sendo recepcionado pelos secretários Adriano Teocrito Pissolatto (SAB), Lilian Salvador Paula (SPRH) Elisa Mitsiko Matsuse (SOF) e Eduardo Roberto Alcantara (SAD).