TJSP HOMENAGEIA DESEMBARGADOR JOSÉ GONÇALVES SANTANA E ADVOGADO HÉLIO THERESINO DA SILVA

TJSP FIRMA PARCERIA PARA INSTALAÇÃO DE ESPAÇOS DE CONCILIAÇÃO
11 de dezembro de 2015
TJSP ABRE 10º CONCURSO PARA OUTORGA DE DELEGAÇÕES E SORTEIA UNIDADES RESERVADAS A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
11 de dezembro de 2015

O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou ontem (9), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, o desembargador José Gonçalves Santana, em mais uma edição da Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante.
José Gonçalves Santana nasceu em Natividade da Serra (SP), em 1917. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1945. Ingressou na Magistratura em 1949 e foi juiz em Presidente Prudente, Cruzeiro, São Manuel, Marília e na Capital. Promovido ao Tribunal de Alçada em 1969, foi presidente da 4ª Câmara em 1971. Alçou ao cargo de desembargador do TJSP em 1979. Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral em 1984. Aposentou-se da Magistratura em 1987. Faleceu em 1994.
O desembargador Benedito Silvério Ribeiro foi o orador em nome da Corte. Destacou em seu discurso, além da carreira do homenageado, sua vertente literária, com ênfase na poesia, que assinava como ‘Juca Santana’. “Permitam-nos sermos orgulhosos de termos aprendido com sua inteligência, seu direito, suas luzes, as normas jurídicas e o verso-universo de muito amor,” disse o orador.
André Santana Navarro, neto do homenageado, falou em nome da família. Ao discursar, agradeceu a homenagem, descreveu a biografia de seu avô e lembrou que, além da verve poética, ele também possuía personalidade combativa, como quando lutou contra a ditadura de Getúlio Vargas, o que lhe rendeu a inclusão nos registros do DOPS como o ‘subversivo das Arcadas’. “Juca Santana não foi um burocrata que apenas se preocupou em aplicar a lei ao caso concreto. Tinha a sensibilidade do artista e do poeta e o espírito amigo, aberto nas suas relações,” disse.
O presidente da Seção de Direito Privado em exercício e eleito para o cargo para o biênio 2016-2017, desembargador Luiz Antonio de Godoy, que representou o presidente do Tribunal, desembargador José Renato Nalini, encerrou a solenidade. “Sinto-me feliz pelo fato de estar aqui representando o presidente Nalini, nesta homenagem tão merecida ao nosso querido juiz poeta, José Gonçalves Santana.”
Prestigiaram o evento o presidente eleito para o biênio 2016-2017, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o desembargador José Antonio Encinas Manfré; o juiz assessor da Presidência, Ricardo Felício Scaff; a viúva do homenageado, Sra. Edith Habice Gonçalves Santana; a filha Norma Lúcia Habice Santana Navarro e o cunhado José Elias Habice Filho; o genro José Penteado Navarro e a neta Renata; demais desembargadores, juízes, familiares, amigos e servidores.
Mais fotos no Flickr.

Dracena- A Comarca de Dracena realizou, em 28/9, no fórum local, homenagem a Hélio Therezino da Silva, em evento da “Agenda 150 Anos”.
Hélio Therezino da Silva teve brilhante carreira advocatícia, onde atuou por mais de 50 anos. Formado pela Universidade Federal da Bahia, fez sua carreira profissional em Dracena. Lecionou na Faculdade de Direito de Tupã e na Faculdade Reges de Dracena, além de ter sido um dos entusiastas da criação da Faculdade de Direito do Município. Faleceu aos 80 anos de idade, em fevereiro de 2010. O prédio do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão da Faculdade Reges recebeu seu nome.
Além do juiz diretor do Fórum de Dracena, Marcus Frazão Frota, discursaram em homenagem à Hélio Therezino o juiz Osvaldo Pestana; a presidente da 49ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Dracena, Margarete de Cássia Lopes e Marco Antonio Ribeiro Pietrucci. A promotora de Justiça e filha do homenageado, Elaine de Assis e Silva, falou em nome da família. Prestigiaram o evento familiares do homenageado, amigos, servidores e jurisdicionados.

Comunicação Social TJSP – DI (texto) / AC e Fórum Dracena (fotos)