O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, afirmou que é preciso estimular o debate institucional e trazer para a pauta da advocacia a pacificação da sociedade, organizando uma ampla frente de associações em defesa da democracia. Santa Cruz palestrou sobre os desafios da advocacia hoje no Brasil, no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), nesta sexta-feira (2), para mais de 200 advogados.
“Nós sempre celebramos a bravura, a coragem e a defesa da Constituição e das leis como princípios fundamentais da advocacia. Atualmente, existe uma incompreensão do papel do advogado em nossa sociedade e uma incompreensão da defesa das prerrogativas. Temos que tratar desses assuntos, explicar a complexidade de nossa atividade contra aqueles que defendem soluções fáceis”, disse Santa Cruz.
O presidente da OAB também sustentou que advocacia precisa produzir debates e participar com soluções para desenvolvimento econômico do Brasil. “Precisamos ter uma advocacia qualificada e técnica para produzir ideias para o futuro. Claro que a agenda principal da OAB é a advocacia, mas essa agenda tem que passar pelo crescimento econômico e pelos temas que verdadeiramente importam, criando mercado e oportunidades para toda a população”, afirmou Felipe.
Santa Cruz apontou ainda que é preciso se manter unido em defesa das entidades de classe e apoiar o diálogo com os poderes. “Peço aqui para que sejamos aliados na luta contra a PEC 108. Evoluímos muito nas últimas semanas, em diálogo com o legislativo, para a manutenção da institucionalidade no país. Junto com isso, precisamos retomar também o diálogo com os tribunais superiores, porque eles são nossos aliados na luta pela valorização do direito”, falou Santa Cruz.
O presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira, agradeceu a participação de Felipe Santa Cruz e a parceria do instituto com a OAB. “Gostaria de ressaltar o papel fundamental que o presidente Felipe Santa Cruz desempenha, que é o de defesa da função do advogado, da cidadania e da democracia. Este é um encontro para ouvi-lo, para evidenciar a união e lembrar que todos também somos defensores da OAB”, disse Renato Mello.
Participaram do encontro com Felipe Santa Cruz os ex-presidentes do Conselho Federal, Mario Sérgio Duarte Garcia e Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o vice-presidente e a tesoureira da OAB-SP, Ricardo Luiz Toledo e Raquel Preto, os ex-presidentes do IASP, Rui Reali Fragoso e José Horácio Halfeld, o ex-presidente da OAB-SP, Antonio Claudio Mariz de Oliveira, o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, André Almeida Garcia, e o presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Fabio Toffic.