OAB participa do Fórum Nacional das Corregedorias

Pela primeira vez, duas mulheres são nomeadas para as vagas da advocacia no CNMP
10 de outubro de 2019
Seminário na OAB discute medidas de proteção de crianças e adolescentes no Brasil
11 de outubro de 2019

O presidente do FIDA, Felipe Sarmento, representando a OAB Nacional, participou da abertura do II Fórum Nacional das Corregedorias (II Fonacor), realizado em Brasília, nesta quarta-feira (9), com a presença de representantes e corregedores federais, eleitorais, trabalhistas, militares e estaduais.

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional de Justiça. O público-alvo do fórum são os corregedores da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho, da Justiça Militar, da Justiça Eleitoral e da Justiça estadual, além dos respectivos juízes auxiliares.

O Fonacor é presidido pelo ministro Humberto Martins e integrado por todos os corregedores-gerais das Justiças Federal, estaduais e especializadas. O fórum tem sede em Brasília e se reúne a cada três meses.

Na abertura oficial do evento, Felipe Sarmento destacou a importância do fórum. “Esse encontro é destinado a discutir de forma aprofundada a exímia atuação das corregedorias do Poder Judiciário, suas conquistas e desafios. Esse encontro celebra o Estado Democrático de Direito em um de seus aspectos nucelares, o controle institucional das ações do Judiciário, afinal não há democracia e nem cidadania pujante sem que haja uma onipresente e minuciosa realização de justiça. O cidadão espera do Estado uma rápida, eficiente e, acima de tudo, justa e ponderada pacificação dos conflitos sociais”, afirmou.

A abertura do evento contou ainda com as participações do presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Dias Toffoli; do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro João Otávio de Noronha, e do procurador-geral da República, Augusto Aras.