OAB participa de debate sobre prisão após condenação em segunda instância

Santa Cruz debate violência contra advocacia que atua em movimentos sociais
31 de outubro de 2019
Convênio entre ESA Nacional e Uninove oferece bolsas de estudo para mestrado
1 de novembro de 2019

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, representando o presidente nacional da entidade, Felipe Santa Cruz, participou de um debate na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados para tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a prisão após condenação em segunda instância.

Luiz Viana reafirmou o posicionamento histórico da advocacia em defesa dos princípios constitucionais da presunção de inocência e da ampla defesa. “A OAB defende a presunção de inocência vinculada ao trânsito em julgado e considera que essa questão é uma cláusula pétrea na Constituição Federal. O texto não pode ser alterado, sob risco de violar uma garantia fundamental dos cidadãos”, afirmou Viana.

A comissão da Câmara avalia a admissibilidade da proposta e tem ouvido diversos especialistas e entidades da sociedade civil para avaliar o texto em tramitação. Participaram do debate o presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR); o autor da PEC, deputado Alex Manente (PPS-SP); o jurista e professor de Direito Penal, Pedro Ivo Rodrigues; o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcelo Semer; e o procurador do Distrito Federal, Jorge Octávio Galvão.

O tema também está sendo analisado no Supremo Tribunal Federal. A corte julga Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs), uma delas da OAB, que questionam o atual posicionamento do tribunal favorável à execução provisória da pena.