Comarcas de todo o Estado estão engajadas na conservação de recursos naturais e bens públicos no âmbito do projeto TJ Sustentável, buscando ideias inovadoras e a união de esforços de toda a família forense. O objetivo principal é o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade e os ganhos efetivos gerados pela diminuição de consumo. Somando-se os dados enviados pelos administradores de prédios, a edição 2016 do game registrou, entre maio e setembro, economia de 3,4 milhões de kWh de eletricidade, R$ 251 mil em contas de telefone e mais de 1 milhão de copos descartáveis.
Os servidores do Fórum de Assis, por exemplo, tiveram a ideia de fazer uma verificação completa nos ares-condicionados do prédio. Foi realizado diagnóstico por uma empresa do ramo, que avaliou a necessidade e efetividade dos aparelhos, levando em conta o tamanho das salas e a exposição máxima ao sol. Assim, houve remanejamento dos equipamentos existentes no prédio. A ação já surtiu resultados: nos três últimos meses conseguiram economizar entre 16% e 21% em energia.
Outra iniciativa foi a instalação de wi-fi no prédio, em parceria com a seção local da Ordem dos Advogados do Brasil. Com isso os servidores passaram a utilizar aplicativos de mensagem para se comunicar ao invés do telefone, o que reduziu as contas.
Já a economia de água é um ponto que desafia alguns fóruns participantes, tanto que na somatória do consumo de todas as comarcas não foi obtida economia. Nos anos anteriores, em razão da crise hídrica, as administrações já haviam adotado medidas que reduziram muito o uso de água. Em 2016, com a colaboração de todos os servidores e magistrados, os prédios têm conseguido manter a média de consumo.
A Comarca de Presidente Epitácio, por outro lado, mês a mês apresenta resultados positivos neste item graças a algumas ações: troca imediata de torneiras que começam a vazar, vistoria diária nos banheiros e conscientização. O próximo objetivo da administração do fórum é que 100% dos servidores levem sua própria caneca ou garrafa de água para que o uso de copos descartáveis seja reduzido ao mínimo necessário.
Jogo Virtual
Para pontuar no game, cada fórum deve apresentar índices de redução de consumo. Aqueles que atingirem as metas estabelecidas pelo comitê do projeto ganham folhas em uma “árvore virtual”. Acesse ojogo e confira como estão as árvores de todos as unidades.
Ao final da competição, em dezembro, o prédio com maior pontuação é o vencedor. Como prêmio, recebe o “Selo Verde 2016”. Além disso, duas entidades parceiras, que apoiam a campanha, doaram vinte bicicletas – a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) doou dez bikes e a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (Acrimesp), mais dez.
Elas serão entregues aos três primeiros colocados da competição para sorteio entre os servidores:
– 1º colocado: dez bicicletas
– 2º colocado: seis bicicletas
– 3º colocado: quatro bicicletas
Confira o regulamento completo do TJ Sustentável.