Integrantes da diretoria do Conselho Federal da OAB participaram de uma reunião com os senadores Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Nelsinho Trad (PSD-MS), nesta terça-feira (26), para tratar de temas de interesse da advocacia e da defesa da cidadania brasileira. O grupo foi recebido no gabinete de Rodrigo Pacheco. Estiveram no encontro o vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana, o secretário-geral adjunto da entidade, Ary Raghiant Neto, e o diretor-tesoureiro, José Augusto de Noronha.
A diretoria da OAB debateu com os parlamentares assuntos de interesses da advocacia, como o andamento de projetos que envolvem a categoria e que estão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
O senador Rodrigo Pacheco, que é advogado criminalista e foi conselheiro federal por Minas Gerais, se mostrou receptivo aos assuntos que envolvem a OAB e a advocacia no âmbito do Senado Federal. Além de ser membro da CCJ, comissão por onde tramitam todos os projetos da Casa, Pacheco assumiu recentemente a vice-presidência da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. Será um outro palco para análise de temas de interesse da advocacia e de defesa da cidadania.
O senador Nelsinho Trad também é membro da CCJ e recentemente foi aclamado por todos os parlamentares de Mato Grosso do Sul como o coordenador da bancada do Estado. Ele também debateu com os representantes do Conselho Federal da OAB temas de interesse que estão em andamento no Congresso Nacional e se colocou à disposição da advocacia para abordar as medidas com os demais parlamentares.
O vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana, afirmou que a reunião serviu para que a OAB indicasse temas relevantes para debates. “É importante manter canais de comunicação com os integrantes do Congresso Nacional, ainda mais com parlamentares qualificados e que entendem muito bem as pautas da advocacia”, afirmou Luiz Viana.
O secretário-geral adjunto, Ary Raghiant Neto, destacou o interesse dos parlamentares nos projetos e temas ligados à advocacia. “Sem dúvida, são parlamentares que entendem as nossas particularidades e a defesa da cidadania brasileira”, destacou Ary Raghiant Neto.
O diretor-tesoureiro da OAB, José Augusto de Noronha, ressaltou a necessidade de atuação da Ordem nos principais temas em debate no Congresso Nacional e a manutenção de diálogo com os parlamentares. “A OAB sempre está presente nos debates de projetos decisivos da sociedade brasileira e por isso é importante manter uma representação junto aos senadores”, explicou José Augusto de Noronha.