Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, reuniu-se nesta terça-feira (20) com Mario Mello, criador do aplicativo Poder do Voto, e Paulo Dalla Nora, que também trabalha na plataforma. Eles apresentaram à Ordem o projeto, que pretende aproximar eleitores e parlamentares.
Pelo aplicativo, os cidadãos poderão acompanhar os parlamentarem em quem votaram, inclusive dando sua opinião sobre projetos de lei que serão votados no Congresso. O app também permite um contato mais direto entre eleitores e representantes. Também há uma plataforma para organizações manifestarem suas opiniões sobre os projetos de lei.
O projeto tem semelhanças com uma iniciativa da OAB chamada Meu Congressista, aplicativo que tem como foco manter viva a lembrança cívica do eleitor, que acompanha on-line a atuação de seus eleitos. A ferramenta conta com banco de dados com as propostas e projetos em análise no Congresso e o custo da estrutura dos gabinetes. Permite, ainda, interação com as redes sociais de deputados e senadores.
Lamachia elogiou a ideia do aplicativo, frisando a importância do envolvimento dos cidadãos com os parlamentares. Mello ressaltou a importância da OAB como voz de liderança na sociedade civil organizada. O aplicativo deve ser lançado em abril deste ano.