O Judiciário paulista homenageou, na manhã de hoje (24), o desembargador Adriano Marrey, em evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante, cujo objetivo é relembrar grandes representantes da Corte Bandeirante. Familiares, amigos do desembargador e integrantes do Judiciário se reuniram no Palácio da Justiça para a cerimônia, que abordou suas inúmeras contribuições à Justiça.
Adriano Marrey nasceu na Capital paulista em 1911. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1932. Ingressou na Magistratura pelo critério do 5º Constitucional – Classe Advogado, em 1951, no Tribunal de Alçada de São Paulo. Presidiu a Corte no biênio 1958/59. Foi promovido a desembargador do TJSP em 1962. Também assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral entre 1972 e 1974; a Vice-Presidência do TJSP em 1979; e a Corregedoria Geral da Justiça no biênio 1980/81. Aposentou-se em 1981 e faleceu em 1996.
A incumbência de discursar em nome do TJSP coube ao sobrinho do homenageado, o desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint, que descreveu a biografia de Adriano Marrey e citou algumas homenagens que ele recebeu. “Foi um homem público empreendedor, de espírito democrático e que tinha plena noção de que seu cargo no Judiciário significava serviço prestado ao povo e não expressão de um poder,” afirmou.
Luiz Antonio Guimarães Marrey, filho do homenageado, falou em nome da família. Iniciou seu discurso ao cumprimentar o TJSP pela iniciativa do projeto “Agenda 150 Anos”. Falou sobre seus antepassados, o convívio familiar e lembrou episódios que marcaram a vida de seu pai, desde a vida estudantil. Na faculdade, participou ativamente do momento político pré-revolucionário de 32. Já desembargador do TJSP, proferiu discurso na escadaria da Catedral da Sé em favor do novo cardeal, Dom Paulo Evaristo Arns, que sofria restrições do governo militar. “Foram quase trinta anos de Magistratura, atividade à qual exerceu com grande dedicação e paixão.”
O presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini, disse, ao encerrar a solenidade, que fica especialmente emocionado, durante as homenagens da “Agenda 150 Anos”, quando teve o privilégio de conviver com o homenageado, como é o caso de Adriano Marrey. “Foi uma pessoa muito importante para mim. Era um homem corajoso e destemido, um exemplo, um paradigma,” finalizou.
O evento também foi prestigiado pelos presidentes das seções de Direito Público, Privado e Criminal, desembargadores Ricardo Mair Anafe, Artur Marques da Silva e Geraldo Francisco Pinheiro Franco, respectivamente; pelo decano do TJSP, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; pelo secretário Municipal dos Negócios Jurídicos, Robinson Barreirinhas, representando o prefeito; pelo major-brigadeiro do ar, Paulo Roberto Pertusi; pelo presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; pelo segundo-vice presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Gabriel Bittencourt Perez, representando o presidente; pelos filhos José Adriano Marrey Neto; as noras Cecília Helena e Maria Cristina; o genro Luiz Arnaldo; os netos Luiz Marcelo, Thais, Andrea, Luiz Eduardo, Cristiane, Luiz Fernando, José Guilherme, Silvia Helena e Adriana; os bisnetos Gabriel, João, Clara, Estevão, Cecília, Nicolas, Alice, Joaquim, José Guilherme e João Marcelo; além de demais familiares, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, advogados, autoridades civis e militares, convidados e servidores.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)