Direito Empresarial é a área do Direito Privado que estuda as relações entre pessoas (empresários ou pessoas jurídicas) e pessoas e bens. Estabelece, assim, as diretrizes jurídicas para as atividades empresarias e comerciais, motivo pelo qual também pode ser conhecido como Direito Comercial, e está disposto, principalmente, no Código Civil.
O mercado jurídico vive em constante transformação. Porém, a área do Direito Empresarial vem ganhando espaço principalmente quando se trata da advocacia consultiva.
Hoje as empresas investem mais na prevenção dos conflitos em vez de aguardar pela judicialização. Afinal, levar uma questão ao judiciário acaba custando mais e gerando mais desgastes do que evitar que problemas aconteçam. Muitas empresas também estão optando por métodos alternativos de solução de conflitos, garantindo que questões jurídicas sejam resolvidas mais rapidamente, evitando prejuízos e eventuais impactos negativos para a imagem da empresa.
Uma empresa com menos processos em seu nome, ou que consegue solucioná-los sem o desgaste da judicialização, passa uma imagem mais positiva no mercado, seja para investidores, outras empresas, funcionários ou consumidores. E isto reflete também nos números financeiros.
LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.