Lisboa (Portugal) – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, foi eleito na última sexta-feira (5) presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), em Assembleia-Geral ordinária da entidade realizada em Lisboa, capital de Portugal.
Lamachia assumirá a Presidência da UALP para um mandato de dois anos. Durante a assembleia da entidade, que congrega as ordens dos advogados de Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, ficou decidido também que a entidade passará a compor o quadro da UIA – União Internacional de Advogados.
Ao ser proclamado novo presidente da UALP, Lamachia afirmou que uma de suas principais metas de trabalho será “desenvolver ações específicas para a inserção constante da advocacia de língua portuguesa na advocacia mundial”. “Atualmente a advocacia de língua portuguesa representa quase 30% da advocacia mundial. Precisamos adotar estratégia de participação conjunta nas decisões de interesse da advocacia no mundo”, disse ele.
A Assembleia-Geral elegeu ainda para compor a Direção da UALP como 1ª Vice-presidente a Bastonária da OACV (Cabo Verde), Sofia Oliveira Lima, e o Bastonário da OAA (Angola), Luís Paulo Monteiro Marques, como 2º Vice-Presidente.
Para presidir o Conselho Fiscal da UALP, foi eleito como Jorge Neto Valente, Presidente da AAM (Macau).