Os torcedores presentes à Arena Corinthians durante a partida contra o Palmeiras, no último sábado (17), foram impactados pela estreia de uma ação da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil sobre o tema da inclusão das pessoas com deficiência. A faixa com a mensagem – “Nossos paratletas mostraram a força dessa causa: Inclusão+ Uma causa justa” – entrou em campo carregada pelo presidente da entidade, Marcos da Costa, no intervalo do clássico disputado no Campeonato Brasileiro de Futebol.
“É sempre envolvente abraçarmos uma causa que implica elevar a qualidade da consciência da cidadania em questões essenciais”, ponderou ele. “Mas começar essa ação em um estádio repleto para buscar sensibilizar um grande público para uma causa tão relevante, como é a questão da acessibilidade na sociedade brasileira, fica ainda mais emocionante.”
Entre os 40.173 presentes ao estádio, em total apoio à campanha “Inclusão+ Uma causa justa”, estavam o presidente e o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, respectivamente, desembargadores Paulo Dimas de Bellis Mascaretti e Ademir de Carvalho Benedito. Segundo o presidente Paulo Dimas, “também no Tribunal de Justiça temos nos empenhado em obras para que a acessibilidade se faça presente em todas as suas unidades. Estivemos presentes à Arena Corinthians para abraçar essa causa tão em boa hora defendida pela OAB SP”.
A faixa exibida no campo no último sábado dá início a uma série de outras ações da campanha e, no caso da presença nos estádios, teve apoio dos clubes que disputaram a partida, assim como da Confederação Brasileira do Futebol (CBF) e da Federação Paulista de Futebol (FPF). No jogo de estreia, a iniciativa ganhou uma mensagem especial no telão da Arena. Enquanto durar o campeonato nacional, a faixa continuará entrando em campo, envolvendo demais times, e já estão programados jogos do São Paulo e do Santos. A finalidade é alertar sobre o necessário respeito ao próximo e o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor em janeiro desse ano.
Este ano é particularmente especial para a causa, não só pelo fato de o país abrigar as Paraolimpíadas, como por marcar datas significativas para o tema, caso da comemoração da primeira década da Declaração dos Direitos da Pessoa com Deficiência pela ONU. Assim, amanhã (21), que é o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a OAB SP fará uma homenagem à causa em sua sede institucional, com atletas paraolímpicos brasileiros e convidados ligados ao tema, para reforçar a importância da inclusão não somente em eventos festivos e Olímpicos, mas, principalmente, no debate que busca políticas públicas que permitam o efeito e natural acesso de todos aos direitos de ser um cidadão independente.