O bicicletário do Fórum João Mendes Júnior, localizado no subsolo do prédio, está em pleno funcionamento há duas semanas. As 28 vagas disponíveis estão em uso e existe lista de espera em caso de desistência.
O servidor Fabio Davidson, que trabalha na Comissão Processante Permanente (CPP), é um dos usuários. Para ele, utilizar a bicicleta como meio de transporte é uma ótima alternativa para cuidar da saúde e economizar. Morador do bairro de Santana, ele encara, com satisfação, sete quilômetros diários de pedaladas. “As instalações dos vestiários e do bicicletário são muito boas. O fato de o local contar com chuveiro me animou a fazer a inscrição. Assim que chego, tomo uma ducha antes de ir para minha sala”, conta.
Paula Di Giacomo, assistente jurídica, mora na região da Consolação e costumava utilizar o metrô para chegar ao trabalho. Agora, ela pedala pelas ciclovias das avenidas Paulista e Vergueiro. “Faço economia de tempo, de dinheiro e me exercito”. Renata Barbosa, também assistente jurídica, considera excelentes as instalações e sugere que a iniciativa se espalhe para outros fóruns do Tribunal. Moradora da Vila Mariana, ela gasta menos tempo no trajeto do que quando usava o automóvel. “Em duas semanas já percebi melhora no meu humor para encarar o trabalho. Acho relevante o fato de que, ao tirar meu carro das ruas, também contribuo com a coletividade.”
De acordo com o juiz Mario Sérgio Leite, assessor da Presidência para a área de Administração e idealizador do bicicletário, os objetivos do Tribunal são “oferecer alternativas que contribuam com a qualidade de vida dos servidores e colaborar com a mobilidade urbana na cidade de São Paulo”. Há estudos para a instalação de espaços semelhantes em outros prédios do Judiciário.
Segundo o site “Vádebike”, usar a bicicleta para se deslocar ao trabalho proporciona economia de tempo e dinheiro, menos stress no trajeto, mudança no humor, produtividade, menor preocupação com assaltos, uso de transporte não poluente e melhora na saúde e aparência.
A organização não governamental “Associação Transporte Ativo” produziu pesquisa intitulada “Perfil do Ciclista Brasileiro 2015”. Foram entrevistadas 5.012 pessoas em dez cidades de diferentes regiões do Brasil. Segundo dados apurados, 88,1% dos ciclistas diários usam a bicicleta para ir ao trabalho. Para 42,9% as grandes motivações para utilizar esse meio de transporte são a rapidez e a praticidade. Entre os entrevistados, 61,8% usam a bicicleta há menos de cinco anos. Em São Paulo, 54,2% dos ciclistas levam entre 10 e 30 minutos em suas viagens.
O bicicletário do Fórum João Mendes Júnior é destinado exclusivamente à guarda de bicicletas de magistrados e servidores devidamente cadastrados. Interessados em compor a lista de espera devem encaminhar e-mail para a Administração do prédio (admjoaomendes@tjsp.jus.br).