Na tarde de ontem (14), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, recebeu duas homenagens diferentes. Na primeira, no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Renato Nalini participou de uma solenidade que em momento algum teve referência ao seu trabalho como magistrado e gestor. Na segunda, recebeu a láurea “Associado Benemérito”, outorgado pela Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
TJM – Em sessão administrativa – com o Hino Nacional Brasileiro, som de violino, entoado pelo soldado PM Vinícius dos Reis Oliveira –, o presidente juiz Paulo Adib Casseb optou por apresentar um vídeo com aspectos da vida familiar, “estrutura que sempre esteve por trás deste que tive a felicidade de ver coincididas a sua e a minha gestão tanto na corregedoria como na presidência do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Justiça Militar”. Ao término, o tenor Clécio Jackson Góes dos Santos brindou a todos com música italiana.
Da homenagem participaram também os coronéis PMs Fernando Pereira (vice-presidente) e Clóvis Santinon (corregedor-geral), o juiz Silvio Hiroshi Oyama (eleito presidente para o biênio 2016/2017), os juízes coronéis Avivaldi Nogueira Júnior (decano) e Antonio Augusto Nunes, o juiz Paulo Plazak, o secretário Gilson Rozenfeld Roza, as senhoras Juliane Shionato e Maria Luiza de Freitas Nalini (presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP), magistrados, integrantes do Ministério Público, policiais miliares e servidores.
Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP – Concedida anualmente, a honraria “Associado Benemérito” visa distinguir personalidades, professores ou entidades que tenham contribuído para a valorização da Associação, da Faculdade de Direito e do Centro Acadêmico XI de Agosto. O presidente da Associação, José Carlos Madia de Souza, apresentou a biografia de Nalini. “É momento de honra acolher aquele que, neste prédio, alcançou dois degraus importantes de sua formação, o mestrado (1991) e o doutorado (2000). Ao longo da vida, Nalini tem demonstrado grande zelo pelas tradições das ‘Arcadas’,” afirmou. Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, presidente de honra da Associação, saudou o homenageado: “Recebemos Nalini de braços abertos, pois nossa Associação procura ser o elo entre o passado e o futuro.”
O diretor da Faculdade de Direito da USP, José Rogério Cruz e Tucci, entregou placa comemorativa do evento ao chefe do Judiciário paulista. “Nalini não é só um grande magistrado, que passou por todos os cargos importantes do Tribunal, mas também um grande professor e escritor, que nos impressiona por sua humildade”. O presidente Nalini agradeceu se emocionou com a homenagem. “Sinto-me realmente integrado ao ‘Largo de São Francisco’ e temos que confiar que o nosso passado é uma lição permanente para que esse presente tormentoso se transforme num futuro radiante.”
Na mesma solenidade, também foram agraciados os professores Daisy Gogliano e Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa. Prestigiaram o evento, a presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, Bruna Marques de Miranda, professores, alunos e ex-alunos e convidados.
Comunicação Social TJSP – RS e DI (texto) / RL e GD (fotos)