São Paulo – A coordenadora de Comunicação do Conselho Federal da OAB, Fernanda Marinela, apresentou na manhã desta sexta-feira (24) as ferramentas e as novidades implantadas na OAB Nacional para permitir um avanço no diálogo com a advocacia e a sociedade. Marinela realçou que o objetivo principal é fazer uma comunicação integrada, de todo o Sistema OAB. Acompanharam a apresentação os presidentes de Seccionais, de Caixas de Assistência e de Escolas Superiores da Advocacia, reunidos para o Colégio unificado.
“Somos mais de um milhão de brasileiros na advocacia e é essencial que nós, enquanto entidade, nos comuniquemos em marcha única, com o mesmo sentido e objetivo, para somar e não dividir forças. Então, o intuito de uma comunicação bem estruturada e eficiente é fortalecer nossa conversa e nosso diálogo, tanto com a advocacia quanto com a sociedade”, apontou.
Marinela ressaltou a o caráter institucional com que tem sido trabalhada a comunicação. “Cada um dentro do Sistema OAB é extremamente importante no processo como um todo. Todos os setores da comunicação – imprensa, marketing, redes sociais e audiovisual – necessitam da contribuição das Seccionais, das Caixas de Assistência, das Escolas de Advocacia, do Fida e de todos os outros braços da Ordem”, disse.
A coordenadora fez um chamamento para que essa integração aconteça no dia-a-dia. “Há práticas maravilhosas acontecendo nas subseções e nas seccionais da Ordem Brasil afora, mas que não chegam à nossa Coordenação. Queremos dar divulgação e voz a tudo que é feito pelas seccionais. Por isso, pedimos o empenho dos presidentes, para que nos ajudem, com suas equipes, a fazer essa integração do sistema, a ampliar a repercussão das nossas ações”, lembrou.
Marcas e mídias
Marinela apresentou o manual de identidade visual da OAB Nacional, com as marcas institucionais aplicáveis a cada Seccional, às Subseções, às Escolas de Advocacia, ao Fida, às Caixas de Assistência, à Concad, à OAB Prev, às comissões nacionais, especiais e seccionais. A coordenadora destacou a importância do padrão na aplicação de marcas para uma comunicação eficiente.
“É necessário, por força normativa criada em 2009, utilizar o padrão de marca estabelecido. Isso não deve impedir que as regionalidades floresçam, o cuidado que se deve ter é somente com adequação aos padrões da norma já existente”, lembrou.
O novo tratamento dado às redes sociais, com a evolução da exposição da OAB nessas mídias foi apresentado, com principais temas relevantes, e medições das interações. Parte essencial da comunicação para qualquer instituição, as mídias digitais ganharam um tratamento profissional, com métricas, monitoramento e estratégia específica para atingir os objetivos junto à advocacia e à sociedade. Marinela ressaltou que essa estrutura, de monitoramento e estratégia digital, está à disposição das seccionais.
Ressaltando a importância de uma comunicação integrada, em que redes sociais e imprensa se retroalimentam, a coordenadora abordou pontos essenciais de relacionamento com os jornalistas, a importância dos conteúdos com linguagem adequada e orientações de como lidar com crises.
Ao fim, com a apresentação do novo programa da OAB na TV Justiça, foi novamente feito o convite para que o espaço da comunicação seja o espaço de todo o Sistema OAB.